DESTINO: LINHA 308 / DESTINATION: LINE 308


O COLETIVO 308 tem como objetivo estimular distintas formas de pensar a Arte, através da produção coletiva e a intervenção nos espaços.

The collective group COLETIVO 308 has like objective to stimulate distinct forms to think about Art, through the
collective production and the intervention in the spaces.


quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ARQUIVO COLETIVO 308 - 3 ANOS - 2006 - 2009


Este post é muito especial, porque é um início de re-organização de nosso arquivo.O Coletivo 308 completou 3 anos de existência em 23 de setembro e durante esse tempo, muitos projetos aconteceram de maneira tão rápida que só agora parece ser possível perceber, neste curto espaço de tempo, o volume  de material produzido pelo grupo.Amizades, parcerias, descobertas e a busca incessante por uma pesquisa que fosse coerente e verdadeira, foram alguns dos suportes para  a nossa caminhada até aqui.Agora, surgem alguns desafios, como a organização do nosso ateliê próprio, sua reforma, a infra-estrutura, equipamentos e o mais difícil: a administração desse espaço de maneira realmente coletiva e colaborativa.
Resolvemos compartilhar com vocês, algumas imagens que ainda são inéditas no blogger ou  que marcaram por alguma razão essa trajetória.Esperamos que gostem e que continuem nos acompanhando!Agradecemos sempre o seu apoio! 308 fortes abraços para vocês.

 Primeira reunião do grupo -Natali Padovani,Gina Dinucci,Antônio Chagas e Leandro Roman (esquerda para direita) - 23 de setembro de 2006


 Primeira reunião do grupo - Antônio Chagas, Leandro Roman, Daniela Aparecida Azevedo e Sérgio Augusto (de esquerda para direita)


Primeira reunião do grupo - Daniela Aparecida Azevedo, Sérgio Augusto e Júlio Brilha (de esquerda para a direita)


 "Ata" da primeira reunião!

A primeira reunião do grupo aconteceu em  23 de setembro de 2006.Na ocasião, foi discutido as necessidades e expectativas de cada um, bem como a dificuldade em estabelecer um trabalho dentro do município e as possíveis linhas de pesquisa e projetos que o  grupo buscaria atuar.
Arte contemporânea, arte urbana, movimentos undergrounds, a própria definição do que é ou não um coletivo, arte postal  e o "fazer" artístico também estiveram na pauta  de acaloradas discussões!
Como não podia deixar de ser, o nome do grupo foi discutido longamente por quase 6 meses!

Denys Cunha (Evol) - Talentoso artista /desenhista -  Ex - membro e colaborador do 308.Seu trabalho pode ser visto espalhado por quase todo São Paulo.

 


Carla (Chagas) Passos - Colaboradora (Não quis entrar no grupo (Brincadeira!!)  )  Sempre presente e atuante, é a força musical do grupo.Por diversas vezes abriu nossas exposições com seu violão e sua bela voz.


Júlio Brilha - O amigo e talentoso desenhista, ex-membro e colaborador do 308 



Rafael Carraschi - Ex-Membro e colaborador do 308 - Atualmente vive no interior de SP.

Kátia Suzue - Talentosa artista plástica - Ex-Membro e colaboradora do 308 - Seu trabalho também pode ser encontrado em quase todas as regiões de São Paulo.


Aqui, com algumas semanas de grupo, a "configuração" atual  do grupo  vai sendo delineada .O  grupo na "cozinha" bebe sua bebida principal: café e vinho.De esquerda para direita: Sérgio Augusto,  Júlio Brilha, Carla Chagas Passos, Eduardo Garofalo (Nesta ocasião , 14 de outubro de 2006, um  membro novo), Fátima e Alexandre G.Vilas Boas.

 
Antônio Chagas - Artista plástico dotado de grande sensibilidade, utiliza em grande parte de seus trabalhos uma refinada técnica de colagem.É um dos integrantes idealizadores do grupo.Pouquíssimas vezes esteve ausente ao longo destes 3 anos!


Cíntia Nagatomo - Uma das fundadoras do grupo.Talentosa designer, fotógrafa e artista gráfica.Uma das responsáveis por quase todo o material gráfico do grupo.



Sérgio Augusto, o Serjão - Arte -educador, Artista plástico e um dos  idealizadores do grupo.Seu trabalho é marcado pela pesquisa teórica em Arte contemporânea, Arte conceitual e Novas tecnologias.



Alexandre Gomes Vilas Boas - Arte educador, artista plástico e um dos idealizadores do grupo.Suas áreas de interesse são a pintura,  desenho, arte postal,artes gráficas e intervenção urbana.




 Marcelo Garcia da Rocha (Peixe) e César Riello (Caixa), ambos arte-educadores, membros que vieram logo depois  e que muito tem contribuído para o desenvolvimento do grupo.Marcelo  desenvolve uma pesquisa sobre os mitos africanos e suas relações com o Brasil; pesquisa desenho e arte postal.César atualmente estuda gravura em metal e tem algumas participações em projetos de arte postal.


 Letícia Carvalho - Arte -educadora, artista plástica e formiga (Nunca pára de trabalhar!).Extremamente dedicada também.Ela e o Rodrigo Kenichi, são os integrantes mais novos do grupo, mas não se enganem, eles já estão conosco há dois anos!Letícia tem um delicado e ao mesmo tempo forte trabalho em escultura.




Rodrigo Kenichi - Artista plástico e Arte-Educador (outra formiga). - Extremamente habilidoso e dedicado aos projetos do grupo.Sua pesquisa se concentra na escultura, o campo expandido, instalação, arte contemporânea.



Eduardo Garofalo - Artista Plástico - Um dos integrantes fundadores do grupo.Possui uma densa  pesquisa em pintura.Dedicado e com raro senso de humor.Perspicaz e com um senso crítico absolutamente "refinado", com posicionamentos sempre muito pontuais, postura que reflete diretamente em sua pintura.Um trabalho forte, preciso e de extrema sensibilidade.




13 comentários:

marcelo peixe disse...

Eu tenho muito orgulho de fazer parte do Coletivo 308, a cada dia aprendo mais com cada um de vocês.
Vida longa a esse grupo que na visão de alguns,não duraria muito.
Agradeço a todos que acreditaram e acreditam no nosso trabalho.
Abraços a todos.

Cintia Nagatomo disse...

Que bacana rever a história do grupo... Obrigada Alê pelos comentários-elogios que só poderiam vir de um amigo. Muito feliz por fazer parte dessa história, por ajudar a construir e por querer muito conitnuar construindo.

bjokas

Gina Dinucci disse...

..que tempo bom...

saudades

Nadia Poltosi disse...

Parabens ao Grupo!
Parabens pela Exposição!!
Pelos objetivos alcançados!
um abraço
nanapdada

Rodrigo Kenichi disse...

Putzzz!!!
Adorei o arquivo, é muito bacana poder dividir com todos nossa historia de união, amizade e trabalho.
Grande abraço pra todos os passageiros do busão 308 e para todos que nos acompanham.
Valeu!!!

coletivo 308 disse...

Antônio , Cíntia e Rodrigo....estamos todos no mesmo ônibus!! rs beijos e abraços!

Obrigado Gina!
Estamos aí! Obrigado por sua força!


Nádia, que grata surpresa a sua visita e tê-la como "seguidora" do blogger!
Forte abraços de São Paulo para todos da Selus!

RafaeL disse...

Olá amigos, assim como todos os que já entraram nesse coletivo, eu também não poderia deixar de expressar minha satisfação de ter participado de alguns momentos da trajetória do 308, pois isso me proporcionou conhecimento, amizades, cumplicidade, sono, por passar algumas madrugadas em claro rs, mas valeu apena, muita risada, muitas divagações meganomaniacas(vide vocábulo César)... me proporcionoram uma nova visão sobre vários aspecto.

Saudades.

Rafael Carraschi

PS. Sempre que possível acompanho pelo Blog, não deixem de atualizar. Valeu.

coletivo 308 disse...

Valeu muito o teu comentário carinhoso Rafael!
Estamos com saudades e esperamos por uma visita sua!As portas estarão sempre abertas para fazermos parcerias!Saiba que o seu apoio faz parte da nossa trajetória.

Um forte abraço de todos do coletivo 308.

Juliana Seabra disse...

Mais uma vez parabéns seres maravilhosos,pela eterna construção desse coletivo!Fico muito feliz de poder acompanhar a trajetória de vcs,"inventando espaços,dilatando a angústia e criando o silêncio".Admiração sempre!!

coletivo 308 disse...

Ora Jú!
Nós é que agradecemos sempre e sempre o teu carinho e a construção, da qual, você é parte integrante também, sem dúvida alguma!
Silêncio possível graças ao compartilhamento de sonhos!
Muito obrigado pelo carinho!
Admiração sempre!
Alexandre e Coletivo 308

hélène disse...

Parabens ao Grupo!


de ma lointaine ville portuaire...au delà des mers...:-)
Hélène
Bordeaux

coletivo 308 disse...

Obrigado Hélène, por seu gentil comentário e por sua visita !
Saudações do Brasil
Alexandre, Coletivo 308

Claudinei M disse...

Esse grupo é realmente incrível, pois pouquissimos grupos desenvolvem trabalhos desse porte, e com grade frequencia. O grupo é bem atuante, e só tem profissionais! Conheço o grupo a um tempo e sempre acompanho seus trabalhos em grandes participações, coletivas e individuais. Parabéns ao grupo!!! É uma honra conhece-los, e ter um fusquinha de gesso....rsrsrs