DESTINO: LINHA 308 / DESTINATION: LINE 308


O COLETIVO 308 tem como objetivo estimular distintas formas de pensar a Arte, através da produção coletiva e a intervenção nos espaços.

The collective group COLETIVO 308 has like objective to stimulate distinct forms to think about Art, through the
collective production and the intervention in the spaces.


domingo, 4 de janeiro de 2009

Mail-Art : A (R)evolução de Darwin

Recebemos, através de Joana Marques, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o convite para o projeto de arte postal "A (R)evolução de Darwin".Agradecemos muito e aproveitamos já para divulgar o projeto, para que mais e mais pessoas possam também enviar seus trabalhos!
Saudações a ti Joana, do Brasil, e abraços de todos do coletivo 308




A Mail-Art ou, em português, Arte Postal é uma forma de arte que se iniciou nos anos 1950 do século passado na "Correspondance Art School" de Nova Iorque e teve grande expressão nos anos 70 e 80 do mesmo século. Tem como veículo de transmissão os serviços postais e, por isso, postais, envelopes, selos ou carimbos postais são alguns dos suportes em que é possível a expressão desta arte. Os artistas de Mail-Art utilizam principalmente técnicas como colagens, fotos, escrita, pintura ou arte digital. A única limitação real à utilização de diferentes técnicas e suportes é a possibilidade de envio dos trabalhos pelos serviços postais.

No âmbito das comemorações do bicentenário do aniversário do nascimento de Charles Darwin e dos 150 anos do aniversário da publicação da sua obra mais importante – “A origem das espécies”, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, lança o desafio aos artistas de Mail-Art de todo o mundo, no sentido de nos enviarem trabalhos inspirados na figura de Darwin ou na teoria da origem e evolução das espécies.
Darwin foi um cientista e pensador que marcou profundamente as ciências naturais e a nossa perspectiva sobre a história da Humanidade. Esta iniciativa pretende ser mais uma maneira de assinalar e celebrar a vida e obra deste grande cientista.

Os trabalhos enviados serão publicados no site do museu da ciência e uma selecção dos mesmos será exposta no Museu durante o ano de 2009.

(TEXTO EXTRAÍDO NA ÍNTEGRA DO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA)



Para mais informações ver o regulamento:

Regulamento em Língua Portuguesa

Regulamento em Inglês

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Alexandre:

Em nome do Museu da Ciência agradeço desde já a sua colaboração e divulgação do nosso projecto.

Ficamos a aguardar ansiosamente os trabalhos do Coletivo e de todos os outros artistas.

Se passar por Portugal não se esqueça de vir a Coimbra fazer uma visita ao Museu da Ciência,teremos muito gosto em recebe-lo.

Cumprimentos

Joana Marques
Museu da Ciência

coletivo 308 disse...

Olá Joana.

Agradeço novamente a gentileza.
Certamente, quando for a Portugal, irei a Universidade de Coimbra.
Enviaremos os trabalhos para você em breve.

Saudações do Brasil e de todos do Coletivo 308!

Alexandre Gomes Vilas Boas