DESTINO: LINHA 308 / DESTINATION: LINE 308


O COLETIVO 308 tem como objetivo estimular distintas formas de pensar a Arte, através da produção coletiva e a intervenção nos espaços.

The collective group COLETIVO 308 has like objective to stimulate distinct forms to think about Art, through the
collective production and the intervention in the spaces.


terça-feira, 8 de junho de 2010

EXPOSIÇÃO X - de SERJÃO AUGUSTO - CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ADAMASTOR

Sérgio Augusto (o Serjão), companheiro e artista do grupo coletivo 308, abrirá dia 03 de julho, a sua primeira exposição individual no Centro de Educação Adamastor: Exposição X.
O nome sugestivo quase entrega de forma fácil o que o público deverá encontrar.

Embora, a primeira vista, o olhar já viciado do público (acostumado e ávido por novidades que agradam aos olhos e que sejam de fácil digestão), fique desapontado por encontrar arte feita com materiais nada "usuais".Ao se deparar com o  trabalho de Sérgio, percebe que algo parece fora do lugar... que o que se pensa ser arte não "bate" com o que se vê e então, saí desapontado. Afinal, o que se espera "ver" em uma exposição de arte? A resposta é simples: a predominância do visual.

Não fosse a capacidade de surpreender desse artista, que vive e trabalha na cidade de Guarulhos, poderiam pensar os desavisados tratar-se apenas  de algum tipo de "invencionice" ou excentricidade promovida por mais um, entre tantos outros, artistas contemporâneos.
Só que isso não ocorre.Serjão gentilmente nos oferece de presente, uma bonita demonstração de seu trabalho, que assim como ele, é pautado pelo pensamento, reflexão e  por uma fatura competente, laboriosa e nada fácil.


Serjão reúne alguns de seus principais trabalhos que vem desenvolvendo nos últimos anos, sempre sob  seu olhar cuidadoso e  rigor elevado. O "X", certamente é uma incógnita que nos possibilita, como é de praxe, imaginar velhos clichês de que em arte tudo é possível atualmente e uma vez que em "X" tudo cabe, tudo  é possível substituir.

Mas, não é bem assim ! Ao olhar atento de um visitante criterioso, que vá em busca da fruição estética,  aprender,  sentir, certamente isso não ocorrerá. Esse  visitante sairá surpreso com as possibilidades geradas pelos trabalhos do Serjão. 
Seria essa a razão do enigmático "X"?

Para os que pensam apenas "aproveitar" o final de semana e "tomar um banho de cultura"(usando o mínimo de eufemismo e até mesmo o jargão dos modismos em voga), bem... .
..a esses pedimos cuidado! Não encontrarão fórmulas ou apelos fáceis e sim, um belo exercício de arte contemporânea. Digno de quem o faz com respeito a si e ao público.Isso, só os artistas realmente verdadeiros conseguem atingir. E é aí, que reside o X da questão.
.

EXPOSIÇÃO X - SERJÃO AUGUSTO
03 DE JULHO às 19h00

CENTRO DE EDUCAÇÃO ADAMASTOR
AV Monteiro Lobato, 734
Macedo - Guarulhos

2472 5418

Um comentário:

ArteSão Contemporâneo disse...

Obrigado Alê!
Você é realmente um grande amigo e um potencial provocador. E sabe expor de maneira muito sincera suas percepções. Realmente o X da questão passa pela busca da resposta em cada um de nós. Acredito nisso e tento discutir isso no meu trabalho...e espero poder contribuir um pouquinho para que as pessoas realmente pensem nisso. Nada é fácil...só assistir televisão é.
Pensar, refletir, questionar, se auto conhecer e divergir com argumentos exigem esforço...e isso não é pra qualquer um. É preciso ter coragem, ir além do óbvio, do fácil, do esperado.
Produzir reflexão através da arte é também preciso (e é nossa função), mesmo que seja para "desapontar". Acredito nisso e obrigado por compartilhar comigo destes ideais.

um grande abraço
Serjão